
O GUIA CRIATIVO DA
Região dos Lagos - RJ
Conheça Búzios e se Apaixone!

Búzios
Armação dos Búzios, ou apenas Búzios, como é popularmente conhecido, é um município da Microrregião dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Faz divisa a oeste com Cabo Frio, município do qual se tornou autônomo em 1995. Localiza-se a cerca de 173 quilômetros do centro da capital do estado.
É uma península com oito quilômetros de extensão e 23 praias, recebendo de um lado correntes marítimas do Equador e do outro correntes marítimas do polo sul, o que faz com que tenha praias tanto de águas mornas quanto de águas geladas. Entre as principais praias, destacam-se Geribá, Tucuns, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Armação, Manguinhos, Tartaruga, Ossos, Brava e Olho-de-Boi, esta última reservada para a prática do naturismo.
A exploração turística e a ocupação imobiliária do local tiveram início após a fama internacional dada a Búzios pela atriz francesa Brigitte Bardot, que a visitou em 1964. Hoje, a cidade é tão visitada por turistas do mundo inteiro que alguns a chamam de "a Saint-Tropez brasileira"
Armação dos Búzios, com seus ventos fortes, é ideal para a prática de iatismo e voo livre. É uma cidade que abriga diversas culturas, com um grande número de estrangeiros. A temperatura média anual é de 24 ° C e tem o índice pluviométrico mais baixo do estado de Rio de Janeiro: cerca de 750 milímetros anuais apenas.

Brigitte Bardot
Foi assim que a localidade recebeu a mais cobiçada atriz de cinema da época: a francesa Brigitte Bardot, que, na ocasião, namorava Bob Zaguri, um marroquino que vivia no Brasil. Os dois se hospedaram na casa do russo André Mouriaev, então representante da Organização das Nações Unidas no Rio de Janeiro. Eles vieram passear e conhecer a cidade e admirar mais as belezas do Brasil. Depois retornou e passou o Natal hospedada na casa da família do consul argentino Ramon Avellaneda, na Rua das Pedras, onde hoje, 2013, ainda funciona a tradicional Pousada do Sol, ponto turístico da cidade.
Esse fato foi em 1964, sendo considerado um grande marco para a cidade. Naquele momento, toda a imprensa mundial direcionou a atenção para a isolada vila de pescadores, acompanhando todos os passos da atriz através de um informante lá instalado. O impacto foi tamanho que até hoje existem referências à celebridade em qualquer ponto da cidade, na divulgação turística e na vida local.

Geribá
Extensa, com ondas, águas claras e larga faixa de areias brancas, Geribá é um dos principais points de Búzios, reunindo a turma jovem que lota as pousadas e as casas de veraneio.
A praia é ideal para a prática de esportes como surf, bodyboard, futevôlei, windsurf e stand up paddle, além da paquera! O burburinho se concentra em frente ao Fishbone Café, no canto direito, com bar, restaurante, pizzaria, fish grill e lounge onde a música eletrônica rola solta nos feriados e no verão, especialmente no fim de tarde.
Quem está em família encontra no canto esquerdo um mar mais calmo, melhor para mergulhar com as crianças. Ainda no canto esquerdo, há um caminho de fácil acesso que leva à bela praia da Ferradurinha.

Praia de José Gonçalves
Em meados do século XlX, depois que as autoridades imperiais proibiram o comércio de escravos no território brasileiro, José Gonçalves da Silva, um negociante de escravos, começou a praticar o comércio clandestino de escravos africanos. Uma praia em Armação dos Búzios, nomeada Praia de José Gonçalves no século passado, foi um dos seus principais pontos de desembarque.

Casa do
Sino
A Casa do Sino, localizada na Praia da Armação, já atendeu a diversas finalidades ao longo dos anos. Ela já pertenceu a senhores escravocratas e abrigou uma enorme senzala, já foi utilizada para depósito dos derivados da baleia, e foi até um armazém. Hoje pertence ao Hotel Atlântico Búzios, que reformou o interior do prédio mas manteve a fachada da antiga Casa do Sino.

Cais de
Pedra
O cais de pedra, construído pelos escravos no século XVIII na praia de Manguinhos, pode ser visto apenas com a maré baixa. A partir do século XX, especificamente a partir da metade, o caís foi diminuindo ao passar dos anos, pois as pedras eram utilizadas para a construção de casas e muros de contenção.
