
O GUIA CRIATIVO DA
Região dos Lagos - RJ
Conheça Cabo Frio e se Apaixone!

Morro da Guia
Um dos principais cartões postais de Cabo Frio, ele tem, além da linda vista, a capela que abriga a imagem de Nossa Senhora da Guia, que faz parte de um conjunto arquitetônico religioso de expressiva riqueza e faz parte de um importante conjunto patrimonial do município. A capela é um santuário dotado de um retângulo com a imagem de Nossa Senhora da Guia.
Além disso, do alto do morro é possível ter uma das mais belas vistas da cidade. Além do Canal Itajuru, com os barcos deslizando mansamente por suas águas, do local avista-se bem a Praia do Forte, a Rua dos Biquínis, o bairro Palmeiras, as dunas e a Ilha do Farol, esta última em Arraial do Cabo.
Um mirante foi construído no local em 1997, quando foram feitas também as obras com o acesso com paralelepípedos até o mirante. Antes, existia apenas uma trilha. No mirante, fica também uma bandeira do Brasil de 12m², facilmente avistada de diversos pontos da cidade – inclusive à noite, pois é iluminadada.

Praça das Águas
Localizada na Praia do Forte, em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, a Praça das Águas está chamando a atenção de moradores e turistas. A praça está em uma área de aproximadamente 1.60 metros, possui um lago com 1,5 milhão de litros de água, e integra o ponto turístico mais famoso da cidade.

Praia do Peró
Distante sete km do Centro de Cabo Frio, a Praia do Peró tem sete km de extensão. Suas águas são límpidas e a temperatura em torno dos 22 graus centígrados, própria para a prática do surfe. A Praia das Conchas é frequentada pelos aficcionados pela pesca de arremesso. Os peixes mais capturados nesta praia são badejo, anchova e tainha. O lugar oferece também uma bela vista das ilhas de Cabo Frio. Em toda sua orla, existem quiosques, restaurantes e música ao vivo.

Forte
São Matheus
Em 1617, o governador e capitão - mor da capitania do Rio de Janeiro, Constantino Menelau (1615-1617), que considerava o Forte de Santo Inácio do Cabo Frio excessivamente vulnerável, solicitou o seu desmantelamento e a construção de um novo forte para proteção da povoação de Santa Helena do Cabo Frio e da barra do canal da lagoa de Araruama (hoje canal do Itajuru). O Governador - geral do Brasil, D. Luís de Sousa (1617-1621), após consultar Lisboa, aprovou o projeto do Engenheiro - mor e dirigente das obras de fortificação do Brasil, Francisco de Frias da Mesquita (1603-1634), cuja traça definitiva data de 1617 (SILVA-NIGRA, 1945), e transferiu a responsabilidade das obras para o Capitão - mor de Cabo Frio, Estevão Gomes (1616-??), em 1618. Foi nessa conjuntura que ocorreu a transferência da primitiva povoação para o local do atual bairro da Passagem, rebatizada com o nome de Nossa Senhora da Assunção do Cabo Frio.
Uma carta do superior jesuíta do aldeamento indígena de São Pedro, enviada àquele governador do Brasil em 1620, revela que a nova fortificação do Cabo Frio já estava em funcionamento nesse ano. Nela, Estevão Gomes abrigava provisoriamente algumas dezenas de famílias de Tupiniquins que logo seriam transferidas para o aldeamento jesuíta de São Pedro do Cabo Frio, núcleo da atual cidade de São Pedro d'Aldeia.
Em um mapa anônimo de cerca de 1625 da "Terra de Cabo Frio", observa-se o forte velho (Forte de Santo Inácio) localizado junto ao porto da barra do canal da lagoa de Araruama, e o novo, próximo à praia, numa ilhota mais elevada a cavaleiro da barra. Acredita-se que o material de construção, o armamento e a guarnição tenham sido remanejados para o novo Forte de São Mateus. A nova estrutura, em alvenaria de pedra e cal, apresenta planta no formato de um polígono quadrangular irregular, com duas baterias à barbeta, uma guarita no vértice pelo lado do mar, e edificação para Quartel e Depósito no terrapleno pelo lado de terra. Esta edificação apresenta atualmente cinco compartimentos:

Igreja Nossa Senhora da Assumpção
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Assumpção de Cabo Frio viu nascer a cidade. Por ordem de Dom João V foi erguida e para ela mandou que se desse um sino e alguns ornamentos, e “mandou igualmente assistir com dois mil cruzeiros para o retábulo do altar de Nossa Senhora Aparecida”. Construída em 1615, em estilo jesuítico, seus altares são barrocos: no altar - mor está a imagem da padroeira, esculpida em madeira ricamente estofada feita em Lisboa.
Para algumas obras, concorreu a Fazenda Real (provisões de 14-06-1724) que mandou pagar a importância de um retábulo de madeira lisa pintado à semelhança de pedra, para a Capela Mór. É a sétima igreja mais antiga do Brasil. Localiza-se na praça Porto Rocha, no centro da cidade.

Morro do
Arpoador
O Morro do Arpoador, localizado na Boca da Barra – próximo ao Forte São Mateus, é definido como o ponto em que o navegador italiano Américo Vespúcio aportou e instalou a primeira Fortaleza – Feitoria portuguesa no Brasil em 1503. Também é o marco de fundação da cidade (13 de novembro de 1615).

Parque das
Dunas
O Parque das Dunas, localizado no bairro Foguete, constitui o mais importante registro ativo eólico do sudeste brasileiro. A areia que forma as dunas tem origem nos depósitos marinhos adjacentes, de onde são removidos e lançados na praia pela ação das ondas.
Entre as dunas do parque, destaque para a Duna Dama Branca, que apresenta uma altura de 33 metros. Sua movimentação é lenta e gradual, soterrando a planície costeira coberta por vegetação de restinga. Além da excepcional beleza geológica e paisagística, a Duna Dama Branca é a maior duna isolada do sudeste brasileiro e foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) em 1988.
No parque a segurança é feita por dois quadriciclos da Polícia Militar, e alguns pontos se pratica o esporte.

Praia do Foguete
Famosa por suas águas frias, é uma praia de águas profundas e bastante perigosa por suas correntezas. No entanto, a praia é boa opção para quem quer tranquilidade, pois não é muito frequentada, como a Praia do Forte. Fica no quilômetro quatro da estrada que liga Cabo Frio a Arraial do Cabo.
